terça-feira, 7 de maio de 2013

Cultivando o impossível


Escrever versos, fazer poemas...! Não é fácil - não pelas regras gramaticais - mas pelas espirituais. Há períodos de seca, de seca total. Nada se cria, nada medra. Dois fatores básicos: ou a vida está tão repleta de eventos, de mortes, de afazeres, de conquistas, de diabruras, de embates psicológicos, ou parece o fim dos tempos: tudo se aquieta como num deserto em que o sol está queimando a areia e nenhuma brisa faz movimentar a paisagem. Em outras palavras: ou a vida social e profissional ocupa o espaço total dos dias ou a solidão é tão grande que sequer restam os sentimentos e as palavras, só um olhar sem lágrimas a medir as distâncias. Época de cheias e de vazios! Na verdade, tudo, depois de algum tempo, produz poesia, porque quaisquer movimentos ou quaisquer quietudes vão acumulando sentimentos.  Estou na entresafra: repleto nos dias, vazio nas noites: claro/escuro; escuro/claro. Só tenho uma certeza: há um deserto no que escrevo; um deserto de palavras, um deserto de leitores, um deserto de idéias. Escrevo-me; reescrevo-me; leio-me; releio-me. Estou montado no cavalo dos vocábulos cavalgando sobre pedras secas; estou cultivando rosas em savanas; estou buscando guardar pingos espaçados de chuva em canecas vazias. E, com as poucas palavras, com algumas rosas e com algumas gotas, falo baixinho para flores quietas e com as pontas dos dedos deixo cair o orvalho recolhido sobre pétalas já pálidas. .............................. O pontilhado fala mais. Carlos Roberto Husek 


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A poesia esta na alma do poeta e de quem curti....
    O barato da vida é o sentimento de ora solidão, ora multidão....
    Ora saudade.... Ora euforia.... Alegria, tristeza,.... Morte, nascimento....
    Momentos.... Cabe a nós aproveitar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Matando a saudade deste que é um bálsamo para minha própria solidão e minha própria entresafra...Quanto ao resto não sei, desconheço o que se delineia, os sentimentos que se avizinham, mas o deserto de leitores não é senão falsa impressão: conte sempre com uma pequena multidão insaciável, nem que seja de uma leitora só :)

    ResponderExcluir