quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alguns versos - pensar...


"Profundamente"
               Manuel Bandeira

"Hoje não ouço mais as vozes daquele
tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?

- Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente."


"Fuzilado"
         Jacques Prévert

"As flores, os jardins, os repuxos, os risos,
e a doçura da vida.
..................................................................
Jaz um homem no chão, criança adormecida."


"O guardador de rebanhos"
                           Fernando Pessoa
                         (Alberto Caeiro)

"Ah, como os mais simples dos homens
São doentes e confusos e estúpidos
Ao pé da clara simplicidade
E saúde em existir
Das árvores e das plantas!
...........................................................
Há metafísica bastante em não pensar em nada.
...................................................................
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todas as sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
................................................................

Se às vezes digo que as flores sorriem
E se eu disser que os rios cantam,
Não é porque eu julgue que há sorriso nas flores
E canto no correr dos rios...
É porque assim faço mais sentir aos  homens falsos
A existência verdadeiramente real das flores e dos rios." 

Carlos Roberto Husek

Um comentário:

  1. Me parece que os versos de hoje tem a ver com saudade. Foi assim que senti ao ler...
    Então penso que vale uma frase simples de Rubem Alves.
    "Saudade é nossa alma dizendo pra onde ela quer voltar".

    Gostei!

    ResponderExcluir