sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Um soneto de autor não muito conhecido


Destaque para o soneto de Lorenzo Stecchetti "Fatalidade"

"Por mim passaste no correr dos anos,
dos anos ao correr por ti passei;
não me inspirastes sonhos nem enganos,
nem enganos nem sonhos te inspirei.

A teu respeito nunca tive planos
e, quanto a mim, não os tiveste, eu sei;
em não me amando não sofreste danos,
danos, por não te mar, não amarguei.

Mas, num dia fatal do meu destino,
tudo mudou e eu vi-me dominado
por estranha paixão, um desatino!

E, hoje, me julgo, já desiludido,
um venturoso por te haver achado,
um desgraçado por te haver perdido."

O poeta me é desconhecido, sei que viveu entre 1845 e 1916. Sua inspiração e poesia são uma nota alta nos sonetos. Fica a mensagem. Carlos Roberto Husek

5 comentários: