quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Algumas considerações históricas


Há uma linha histórica que une a Literatura dos diversos países, desde a Grécia antiga até os nossos dias. Assim, a poesia - tema constante do nosso blog - tem uma árvore genealógica que começa (para especificarmos um começo) na Grécia e cujo tronco inicial, que alimenta esta grande família, vem composto por Homero com a Odisséia e a Ilíada.

Efetivamente a poesia deve ser vista e estudada a partir de seu criador, o poeta. Homero é uma figura lendária e quase mítica porque muitas dúvidas pairam quanto a sua existência e quanto a criação dos famosos poemas, acima apontados.

Algumas questões têm respostas dúbias, a saber:

1. A alguns que entendem que a Odisséia foi composta, pelo menos uns dois séculos após a Ilíada, o que afastaria a criação por um único poeta.
2. Outros concluem que os poemas iniciais foram acrescidos outros poemas independentes.
3. Há aqueles que entendem - na falta de provas específicas - que Homero não existiu, sendo seu nome somente uma alegoria ou que Homero nada mais foi que um mero compilador dos poemas dos diversos aedos do período arcaico grego.
4. Nem mesmo sobre a figura de Homero (física) há algum consenso.

Tudo isso faz parte da chamada "Questão Homérica"

A Odisséia e a Ilíada estão envoltas em bruma e o prório tronco inicial da poesia obscurecido. Há uma certeza, no entanto, este tronco ( se podemos continuar com esta imagem) existe e foi objeto de milhares manifestações e estudos.

De qualquer modo, devemos à Grécia a seiva que alimenta o nosso espírito poético, e não só com Homero. A poesia é a grande avenida que informou e influenciou as demais formas de manifestação literária, como o teatro, com Ésquilo (Oréstia, Os Persas, O rometeu Agrilhoado) ou Sófocles (Antígona, Édipo Rei, Electra) e mesmo a Filosofia de Platão. Entendemos que quem quer estudar um pouco mais profundamente a poesia e a Literatura em geral deve penetrar na História e na alma grega. Carlos Roberto Husek

Nenhum comentário:

Postar um comentário