segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Destacando Garcia Lorca em "Soneto da Doce Queixa"

"O que temo é perder o encanto exposto
em teus olhos de estátua, e assim o acento
que à noite, ao me tocar, põe-me no rosto
a solitária flor de teu talento.

Nesta beira onde estou é meu desgosto
ser um tronco sem ramas; e atormento-me
não tendo a flor, argila ou polpa a gosto
do íntimo verme de meu sofrimento.

Se em mim és o tesouro se ocultando,
se és minha cruz e meu pesar molhado,
se sou o cão o teu solar guardando,

não tires o que é meu e me foi dado
e põe sobre teu rio, decorando-o,
folhas do meu outono alucinado.

Federico García Lorca nasceu no ano 1898, em Granada e foi assasinado  na localizadade de Viznar, em 1936, pela polícia do governo. A quem Lorca incomodava na política? Ser um poeta já é incomodar bastante aqueles que só enxergam o balanço de ganhos e perdas econômicos, sociais e políticos. Na verdade, pela poesia fustigou a política espanhola com seu "Romancero gitano" e, principalmente no "Romance de la Guardia Civil Espanõla". A Andaluzia dos ciganos caçados pela polícia. ("Oh, pueblo perdido/ en la Andalucía del llanto.") Pobreza e  injustiça, enquanto nas portas das igrejas, os santos de pedras mostravam-se impassíveis. Carlos Roberto Husek.

Um comentário: