sexta-feira, 10 de março de 2017

Poema para rezar



Senhor...
Estou aqui prenhe
                       de pedidos.
(pudera não ter
    atendimentos
     obtido..!)
Pois, em sua grande
                          maioria,
não são bens materiais,
              cargos, sucesso,
dinheiro.
(são mais difíceis,
         creio...)
Por outro lado,
               peco na forma;
será que devo pedir
            seguindo alguma
norma?
(ajoelhado, contrito,
 cabeça baixa sobre
          a terra)
Há uma certa
                      solenidade,
ou posso falar
                  "Ao Amigo",
com alguma
               licenciosidade?
(acho que não devo
 agir com tal abuso,
     nem para um
   psicológico uso)
É fato que não
                  sou religioso,
o que torna
         este apelo ilusório.
   (talvez, melhor
   seria uma capela,
      um oratório)
Devo pedir sobre,
              o genuflexório,
ou de pé andando,
              ensimesmado?
    (tenho receio
   de estar este escrito
       inadequado)
E quanto ao teor
                       do pleito,
haveria assuntos
                      proibidos
que podem deixar
         os céus sem jeito?
(minha condição
  humana e frágil
      anuncia
o insucesso da
súplica deste feito)
Não sei se é
     possível dizer sem
definir,
            só falar e não
requerer para
     um bondoso olhar
usufruir..!
   (a comunicação
     tem extrema
     dificuldade)
Perante Vossa
Suprema Autoridade
às vezes quero ficar,
  outras, quero me ir.
(não há deveras
nada que me apavore)
Abro meu templo,
 meu corpo e espírito.
para este sacrossanto
 e imperioso requisito
de estar pleno,
              embora possa
parecer um labirinto.
   (que cada um tem
     o seu e o seu
        caminho)
De assuntos
               comezinhos
será que as Hostes
         divinas tratam
com carinho?
  (há coisas que
       me atingem,
  quando estou
   comigo, sozinho)
Enfim,
          faço um relato
da minha dúvida
       e inconsistência.
 (mas, o Senhor
      delas deve ter
  ciência..!)
A alma humana
  tem uma dimensão
impensada,
          revela-se para
o mundo
           despreparada.
(nada em relação
     à mesma é
     muito fácil)
Trata-se de
           uma realidade
não unidimensional,
               pois contém
múltiplas facetas,
        e profundidades
diversas,
  de cores adensadas
e notas musicais
              mal ouvidas
e descoradas
         em face de uma
prece,
    sempre repensada.
(as relações da vida
 são sempre santas)
No entanto,
   os demais viventes
tecem críticas
        não condizentes,
que circulam
             pelas cidades
e circulam
               indiferentes.
(Senhor, perdoe
     os maldizentes)
Deles, por ora
      é o reino da terra
átrio da grande
                     jornada
e quem se arvora
           para a guerra,
fica cego para a paz.
  (aos livres de.
  julgamento presto
    homenagens)
O brilho
               do diamante
na sua natural
                        pureza
é lapidado
         pelas incertezas
causadas
     pelos desavisados,
que se entendem
               apontadores
de alheios pecados.
   (todos somos
             indignos
   de travestirmos
    de acusadores)
Por ora,
               aqui encerro
este modo
                peticionário,
que desse escopo 
             não se reveste
e sim de escopo
                           vário,
convencido
          que não lhe dou
exata forma
                   de petição,
apreciai-a, Senhor,
         como uma forma
de oração.




Carlos Roberto Husek

Nenhum comentário:

Postar um comentário